Resumo

 

Sendo o objetivo geral desta experiência investigar a influência da diferença de potencial elétrico no rendimento de uma célula fotovoltaica, temos então no circuito montado: 4 leds (branco, vermelho, verde e azul); uma resistência variável (potenciómetro); uma fonte de alimentação, uma célula fotovoltaica e uma placa NI USB-6008.

Os leds estão a uma distância fixa da célula fotovoltaica e com uma incidência perpendicular, deste modo a potência fornecida resulta da variação da resistência.

A experiência vai possibilitar variar a resistência e visualizar a potência em função da diferença de potencial elétrico fornecido.

Poderá ligar-se um led de cada vez ou os quatro em simultâneo, porém este procedimento, poderá causar a saturação da célula e os dados daí obtidos não corresponderem ao objetivo desta experiência.

Note que os laboratórios são reais, não são simulações, (ou seja, são experiências totalmente robotizadas) pelo que a sua visualização e a obtenção dos dados podem levar alguns segundos. Tenha paciência tal como no mundo real!

 

Distância do led à célula fotovoltaica: 0,01m

Àrea da célula: 0,25 ×10‾ ³ m²

Valores Teóricos da potência  máxima de cada led:

Potência do led branco = 1,75 mW

Potência do led vermelho = 0,65 mW

Potência do led verde = 0,36 mW

Potência do led azul = 0,40 mW

Ver também ficha do painel frontal e apoio ao docente.