LED

 

800px-RBG-LED

LED – Light Emitting Díode, Díodo Emissor de Luz.

É usado para a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização, no lugar de uma lâmpada.

Um díodo emissor de luz consiste em múltiplas camadas de material semicondutor. Quando o díodo está a ser usado com corrente directa, a luz é produzida na camada activa. A luz produzida é separada directamente ou pelos reflectores. Em contraste com as lâmpadas reflectoras incandescentes, que emitem um espectro contínuo, um LED emite luz numa cor específica. A tonalidade da luz depende do material semicondutor usado. Dois sistemas de materiais são usados principalmente para produzir os LEDs com um alto grau de brilho em todas as cores, do azul até ao vermelho e, através da conversão da luminescência, também em branco. São necessárias diferentes tensões para funcionar o díodo no sentido da polarização direta.

A luz emitida não é monocromática (um comprimento de onda bem definido) como num laser, porém tem uma banda espetral colorida relativamente estreita e é produzida pelas interações energéticas do eletrão. A cor depende do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência.

Os LEDs são cristais semicondutores. Dependendo da composição dos componentes de cristal, eles emitem luz nas cores vermelha, verde, amarela e azul, quando a corrente flui através deles. Com a ajuda de uma camada fluorescente amarelada adicional, os LEDs azuis também produzem luz branca (conversão da luminescência). Outro método de produção de luz branca consiste na mistura dos díodos emissores de luz vermelhos, verdes e azul (RBGs). Isso é usado especialmente quando a prioridade não é gerar luz branca, mas outros efeitos decorativos com diversas cores vivas.
Com as três cores RGBs, qualquer número de tons de cores pode ser misturado variando-se a proporção das cores individuais. Desse modo, a iluminação LED pode criar mundos fascinantes de experiências.

Os LEDs oferecem diversas vantagens sobre as demais tecnologias de iluminação. Os utilizadores profissionais e os consumidores domésticos beneficiam na mesma medida das possibilidades ilimitadas do design baseado na variedade de cores, dimensões compactas e flexibilidade dos módulos LED. Baseado no baixo consumo de energia, vida útil longa e intervalos maiores de manutenção são produzidos grandes benefícios económicos. Além disso, os LEDs individuais oferecem a máxima fiabilidade, mesmo em condições ambientais difíceis.

Os LED´s possuem consumos de energia baixo; nível de eficiência alto;  tempo de vida longa; as menores dimensões possíveis;impacto ambiental reduzido; alta resistência aos ciclos de comutação; luz imediata ao ligar; eficiência; intervalo amplo da temperatura de funcionamento; alto impacto e resistência à vibração; sem radiação UV ou infravermelha; alto nível de saturação da cor sem filtro e sem mercúrio, e como consequência destas caraterísticas têm tido uma utilização e aplicação cada vez maior na sociedade.