Frequência

Dá-se o nome de frequência à maior ou menor repetição em que ocorre um evento.

O termo provém do latim frequentĭa e também permite fazer referência à quantidade de vezes que um processo se reproduz por unidade de tempo, assim a frequência é uma grandeza física ondulatória, que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) num determinado intervalo de tempo.

Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período (T). Deste modo, a frequência é o inverso do período.Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma frequência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo.

De acordo com o Sistema Internacional, as frequências são medidas em Hertz (Hz), uma unidade que tem o nome do físico alemão Heinrich Rudolf Hertz. Um Hz é um evento ou fenómeno que se repete uma vez por segundo, daí a unidade também poder ser chamada ciclo por segundo (cps).

Outras unidades associadas às frequências são as rotações por minuto (rpm), os radianos por segundo (rad/s) e as batidas por minuto (bpm). As bpm servem para medir os batimentos do coração ou o tempo da música.

Convém destacar que a frequência mantém uma relação inversa com o comprimento de onda: quanto maior a frequência, menor é o comprimento e vice-versa.