Efeito Fotoelétrico

 

Efeito Fotoelétrico

 

O efeito fotoeletrico foi observado pela primeira vez em 1887 por Heinrich Hertz, apesar disso,  quem deu uma explicação satisfatória para este efeito foi Albert Einstein em 1905, trabalho que contribuiu também para o prémio Nobel da Física em 1921.

Picture1

Efeito fotoeletrico no sódio metálico

Todos os eletrões de um átomo possuem um valor de energia necessária para ser removido. O efeito fotoelétrico consiste na emissão de eletrões por parte de átomos quando sobre eles incide uma radiação eletromagnética com energia igual ou superior à energia de remoção desse metal.

 

Para que ocorra o efeito fotoelétrico é necessário que: Picture2

Erad inc  ≥  Erem

Erad inc = Erem + Ec

Erad inc  – Energia da radiação incidente

Erem – Energia de remoção: energia mínima necessária para extrair um eletrão de um átomo.

Ec  – Energia cinética: energia associada à velocidade com que o eletrão sai do átomo.

Sendo a Energia Cinética calculada por :

Ec = 1/2 m v²

A maior dúvida sobre este efeito era quando se aumentava a intensidade dos fotões: não retirava os eletrões do metal com maior energia cinética, mas o aumento da intensidade da radiação eletromagnética causava o aumento do número de fotões incidentes, o que por sua vez provocava o crescimento do número de eletrões ejetados.

• Cada fotão origina a extração de um só eletrão. Assim quanto maior a intensidade do feixe (depende unicamente do numero de fotões do feixe incidente), maior é o numero de eletrões extraídos.

• A energia dos eletrões extraídos depende da energia de cada fotão da radiação incidente e não depende da intensidade do feixe.