Composição e funcionamento de um painel fotovoltaico

Os raios solares são constituídos de partículas energéticas designadas de fotões.

Estes atingem o painel fotovoltaico que é composto por várias células fotovoltaicas ligadas entre si.

As células fotovoltaicas são constituídas por materiais semicondutores, ou seja, com caraterísticas intermédias entre um condutor e um isolador, normalmente, é o sílicio (Si:[Ne] 3s² 3p²). Os materiais semicondutores, ao serem aplicados nas células devem absorver numa gama mais vasta do espetro solar, além de que, para o material ser usado neste tipo de células é necessário modificar as suas propriedades elétricas. O uso de semicondutores deve-se também ao fato de que com o aumento da temperatura a condução elétrica aumenta.

A célula fotovoltaica é um dispositivo que aproveita a energia da luz solar para criar diretamente uma diferença de potencial elétrico nos seus terminais, produzindo uma corrente elétrica  contínua.

Cada célula tem duas camadas de material distinto, camada positiva e camada negativa (material do tipo P e material do tipo N), criando um campo eletromagnético.

 Os átomos que constituem as células, ao serem incididos pelos fotões, libertam eletrões, devido à energia da radiação que os fotões transportam.

 A radiação que uma célula fotovoltaica é sensível, tem comprimento de onda situado entre 300 nm e os 600 nm.

 Em geral os sistemas fotovoltaicos são compostos por: painel fotovoltaico, regulador de carga de bateria, bateria, conversor de corrente(corrente contínua(CC) em corrente alternada (CA)), gerador e quadro.

O painel produz energia elétrica em corrente contínua, que pode ser armazenada numa bateria, sendo a carga desta, controlada pelo regulador de bateria.

 Um conversor, transforma a CC em CA, para poder ser usada pelos equipamentos elétricos. Salientar que este tipo de sistema é autonomo, uma vez que existe uma energia de apoio produzida pelo gerador.

 Os sistemas podem estar ligados diretamente à rede elétrica, onde se injeta parte ou a totalidade da energia produzida.