Introdução teórica

 

 

imagesCAOOKQLT

Um painel fotovoltaico é constituído por um conjunto de células fotovoltaicas, que vai permitir a conversão da energia solar em energia elétrica, pela conversão fotovoltaica, a qual se vai manifestar no aparecimento de uma diferença de potencial elétrico nos seus terminais. A radiação solar incidente, possui energia superior à energia de ionização do material semicondutor, utilizado nafabricação destas células, que provoca a  ejeção de  eletrões que permitem o transporte da energia elétrica.


Pela Lei de Ohm, sabemos que:

                               V=R x I

 

Picture5

Um sistema para o qual se transfere energia elétrica pode ser considerado como um recetor. Muitos dos aparelhos elétricos que se encontram em nossas casas, podem ser considerados recetores. O recetor, por sua vez, transfere energia. A potência de um recetor elétrico está relacionada com a quantidade de energia fornecida por este durante um intervalo de tempo:

    P= E /(△t)             (1)

tabela 2

A diferença de potencial  (V) entre dois pontos de um circuito elétrico, relaciona o trabalho (W)  das forças elétricas realizado sobre os eletrões em movimento entre esses dois  pontos, com a carga que os mesmos transportam.

V =  W/q  <=>  W= V× q

Por outro lado, o trabalho é a medida da energia transferida para as cargas elétricas.

E = V × q                     (2)

A carga elétrica (q) transportada pelos eletrões, num determinado intervalo de tempo, corresponde ao produto da intensidade de corrente pelo tempo:

  q = I × △t

Substituindo esta expressão para a carga na expressão (2), obtém-se:

 E =V × I × △t             (3)

Fazendo, agora, a substituição da expressão (3) na expressão (1), obtém-se:

 P = (V×I×△t )/(△t )   

ficando finalmente,

P= V × I

Da expressão anterior, conclui-se que num circuito elétrico a potência elétrica depende:

  • da diferença de potencial nos terminais do circuito;
  • da intensidade da corrente que percorre o circuito.