Introdução
A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) está a alterar rapidamente o modo como uma vasta gama de empresas inventariam e localizam os recursos, desde a matéria-prima até ao produto final, dos seus negócios, nomeadamente a Wal-Mart, Tesco, Throttleman e mesmo o Departamento de Defesa Norte Americano. Esforços recentes têm demonstrado os benefícios desta tecnologia, no entanto em termos de software, integração e processamento de informação gerada pelo RFID ainda são um desafio.
O RFID é uma tecnologia que vem crescendo bastante e vem atingindo vários tipos de mercado com diversas aplicações. Muitos chamam essa tecnologia de etiqueta inteligente e dizem que vai substituir os códigos de barra.
O objectivo inicial deste trabalho era, para além do estudo detalhado e exploração das potencialidades do KIT 3ALogics EV-100, estudar a interferência de materiais na leitura dos tags e tentar clonar um cartão RFID.
Na preparação teórica para este trabalho foi explanado o estado da arte do RFID e feito um estudo das normas e regulamentos do RFID bem como do KIT disponível.
Posteriormente, foram estudadas novas alternativas ao KIT utilizado uma vez que este não permitia uma escrita fácil e intuitiva nos cartões impossibilitando-nos de cumprir o objectivo da clonagem. Foi ainda feita uma antena para realizar as medidas para o estudo da interferência de materiais na leitura de uma tag.
Adicionalmente foi desenvolvido um o sistema de controlo de acessos (hardware e software) e um circuito balun para ser possível separar a antena do kit para maior comodidade.