CARACTERÍSTICAS
GERAIS DO NAVIO
A “Sagres” é uma barca com gáveas partidas e
mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e
soldadas nalguns pontos.
O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro
destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à
distancia ) que garantem a estanqueidade entre compartimentos
anexos. Os pavimentos inferiores são estanques e providos de
escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com
excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os
pavimentos inferiores através de portas praticadas nas
superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos
inferiores.
A excelência da sua concepção e qualidades náuticas é
atestada pelo facto de a Marinha Alemã ter construído, vinte anos
mais tarde, em 1958, o seu actual navio escola, o “Gorch Fock”,
segundo os mesmos planos.
Para propulsão, existe um motor Diesel MTU de 1000 Cv
de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em aguas
calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 10 nós.
O navio dispõe de tanques de combustível com
capacidade para 113.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250
litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.
O leme é manual, existindo dois postos de comando: a
roda de ré ou de emergência, ligada directamente ao mecanismo, e as
rodas de governo normal (três) que vão actuar no mecanismo por meio
de uma transmissão mecânica de rodas de coroa: dois homens bastam,
normalmente, para a manobra do leme. A escolha do governo é feita na
caixa do mecanismo onde existe uma engrenagem para o efeito.
A manobra dos ferros é eléctrica, por meio do
cabrestante de vante. Existem dois ferros de engolir de 1.750 Kg,
talingados em amarras de 44 mm que têm 10 e 9 quarteladas a EB e BB
respectivamente. Existe ainda um ferro de roça e um ferro de amura
sobressalente, pronto a talingar e largar.
No tombadilho existe um cabrestante mais pequeno,
para a manobra de cabos, de operação manual.
A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas.
A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de
funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose
inversa capaz de produzir 24 toneladas de agua doce por dia.
A energia eléctrica é fornecida por três grupos
geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se
suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O
arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas
garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A
distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um
circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.
A cozinha funciona com diversos equipamentos
eléctricos, nomeadamente: dois fogões, dois fornos, duas
fritadeiras, duas panelas de pressão, etc... . Existe um forno
eléctrico para serviço de padaria, bem como a amassadeira
respectiva.
O navio
dispõe de torno, aparelhagem de soldadura eléctrica e
oxi-acetilénica e oficina de carpintaria.
A instalação frigorifica comporta dois
electrocompressores de Freon automáticos e consta de três câmaras
numa capacidade total de 60 m3 .
O navio dispõe ainda de diversos equipamentos,
como: Radares DECCA 1226C (na Mezena) e KH 1007I (no Traquete),
Radiogoniómetro TAYO, receptor FAC-SIMILE para cartas
meteorológicas, Sonda, diversos transmissores e receptores de
comunicações, ETO, Girobussola, OMEGA M6 e GPS.
Estão montadas à proa duas peças de 47/40 mm
destinadas a salva.
Dimensões
Deslocamento: ............... 1800tons
Comprimento fora-a-fora: ..... 89,5m
Boca:
................................ 12,0m
Calado:
............................... 5,5m
Altura
do mastro: ............... 45,5m
BIBLIOGRAFIA:
Marinha Portuguesa
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