Kit didáctico de Recepção e Transmissão FM

 
 Página Inicial    História da Rádio    Conceitos Gerais    A Rádio    Sistemas de Rádio    Projectos    Galeria de Fotos    Downloads    Links    Agradecimentos    Créditos
 
 

 

Campo Eléctrico

Denomina-se por campo eléctrico ao espaço onde se manifesta a atracção e repulsão entre cargas eléctricas, originando forças eléctricas. O campo eléctrico não é visível, mas os seus efeitos são detectáveis. A unidade de medida é Volt por metro, [V/m].

Veja uma animação sobre o campo eléctrico

 

Campo Magnético

É a grandeza que dá origem a uma força magnética criada pelo movimento de electrões. O campo magnético não é visível, mas os seus efeitos são detectáveis. A unidade de medida é Ampere por metro, [A/m].

Na figura ao lado, apresenta-se uma pequena experiência onde, utilizando um íman e limalha de ferro se pode visualizar a acção do campo magnético quando se aproxima a limalha de ferro do íman.

Veja uma animação sobre a acção do campo magnético

 

Força eléctrica

É a força que é exercida nas cargas eléctricas quando elas se atraem ou repelem.

 

Vídeo de uma experiência onde se visualiza a acção de um tipo de força eléctrica, a força electrostática.

 

Força magnética

É a força que o campo magnético exerce sobre cada electrão em movimento.

Veja uma animação sobre a força magnética

 

 

 

 

Vídeo de uma experiência onde se visualiza a acção da força magnética.

Onda electromagnética       

 É uma entidade pela qual se transporta energia eléctrica e magnética, rapidamente pelo espaço em forma de onda. Esta entidade é constituída por outras duas entidades interdependentes: o campo eléctrico e o campo magnético. Em geral estas ondas distinguem-se pela sua frequência que é inversa ao comprimento de onda.

Na imagem ao lado, visualiza-se uma animação que representa uma onda electromagnética, a vermelho o campo magnético e à azul o campo eléctrico.

Frequência (f)

Corresponde a um determinado número de ciclos completos de uma onda que passam num ponto do espaço num segundo. A unidade de medida desta grandeza é [Hz] em homenagem a um pioneiro da rádio, Henrich Hertz. Assim um ciclo por segundo equivale a 1Hz.

Calculadora de frequências e comprimentos de onda

Comprimento de Onda (λ)

Representa a distância em metros pelo ciclo completo de uma onda.

O comprimento de onda pode ser calculado por: λ = c / f , em que c representa a velocidade da luz (300 000 km/s) e f a frequência.

Amplitude (A)

 Valor máximo de um sinal quando representado por uma onda.

Ondas de Rádio

São um tipo de ondas que pertencem ao grupo das ondas electromagnéticas. Essencialmente, são energia eléctrica e magnética que viajam no espaço em forma de onda à velocidade da luz com um comprimento de onda entre 1 mm e até aproximadamente 100 km. As ondas de rádio possuem duas importantes características que variam, a amplitude e a frequência. Estas ondas vão de alguns Kilohertz a vários Terahertz.

A figura abaixo, representa uma vasta gama de frequências e comprimentos de onda da radiação electromagnética a que chamamos espectro electromagnético. Para cada tipo de radiação (ex: Ondas de rádio) do espectro electromagnético, podemos visualizar as várias aplicações associadas ao nosso dia à dia.
 

 

 
 
 Página Inicial    História da Rádio    Conceitos Gerais    A Rádio    Sistemas de Rádio    Projectos    Galeria de Fotos    Downloads    Links    Agradecimentos    Créditos
 

Site optimizado para uma resolução gráfica de 1024*768
Quaisquer problemas ou comentários acerca desta web devem ser encaminhados a radiofonia@portugalmail.com.
Última actualização: 21/06/04.