Capela S. Gonçalinho


De plano hexagonal irregular, foi construida durante o primeiro quartel do século XVIII (1714). Em honra do santo patrono, realiza-se uma curiosíssima festa anual que é uma das mais caracteristicas de Aveiro.

Aqui realiza-se uma das festas mais queridas das gentes do bairro da Beira-Mar. Realiza-se na Capela de S.Gonçalinho no domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro e durante ela pagam-se promessas ao Santo atirando quilos de cavacas doces da cúpula para o público.

Outro ritual da festa, realizado ao fim da tarde no interior da capela, é a entrega do ramo. Trata-se de um ramo de flores artificiais, conservado há muitos anos com religioso cuidado. A festa de S. Gonçalinho inclui ainda a Dança dos Mancos, ritual realizado também dentro da pequena capela. Esta dança é executada por um grupo de homens que, fingindo de mancos e deficientes físicos, movem-se circularmente, mancando e dançando ao som dos cantares que ecoam na capela.

A festa faz-se em honra de São Gonçalo, conhecido naquele bairro por S. Gonçalinho. Este terá nascido em 1190 em Arriconha, perto de Guimarães, ganhando fama de santo casamenteiro quando pregava na freguesia da Aboadela do Marão onde, como bom pároco que era, queria sacramentar os casais que viviam em situação imoral.

S. Gonçalo terá morrido em meados do século XIII. O seu culto expandiu-se, tendo chegado rapidamente a Aveiro, mais precisamente ao bairro da Beira-Mar.

Neste bairro é-lhe atribuído poder curandeiro em doenças ósseas e na resolução de problemas conjugais.

<<<

<<

>>


Página mantida e Fotografias de autoria de Miguel Lacerda

Aveiro Cidade