Dia da Marinha - Fragata "Alvares Cabral" (saída da Barra)

 

Em 1980, na sequência de uma directiva emanada do Estado-Maior-General das Forças Armadas que considerava prioritária e urgente a aquisição de três novas fragatas para a Marinha, o Governo Português iniciou a apreciação de um projecto para a construção destes modernos meios navais.

     Em 1985, após longos e exaustivos estudos, o Governo dá luz verde para a construção de três fragatas tipo "Meko 200" (classe "Vasco da Gama"), cabendo à Marinha Portuguesa a responsabilidade da gestão técnica do contrato e respectivas contrapartidas.

     Estas fragatas são navios modernos, dotados de armamentos e sensores altamente sofisticados utilizando tecnologia militar de ponta, sendo verdade que, pela primeira vez na sua história, a Marinha de Guerra Portuguesa possui unidades navais totalmente vocacionadas para enfrentar qualquer cenário de multiameaça no mar.

     Também se torna digno de realce o facto de, pela primeira vez, uma unidade naval portuguesa estar equipada com sistemas de lançamento de mísseis superfície-superfície e superfície-ar. Finalmente, entre várias inovações ligadas ao sistema de comando e armas e sensores, comunicações, sistema propulsor, etc., cada navio tem atribuído dois helicópteros para a guerra A/S, os quais fazendo parte integrante do navio a que pertencem, permitem a rentabilização máxima das suas capacidades de luta anti-submarina.

     A realização deste projecto vai permitir que Portugal possa consolidar a projecção naval da sua capacidade política através de uma resposta operacional ainda mais adequada, integrando estas modernas fragatas no dispositivo naval nacional ou atribuindo-as, quando conveniente, em forças navais no âmbito da NATO ou de outras organizações já existentes ou a criar no futuro.

DIMENSÕES

Comprimento fora a fora : 115.9 m
Comprimento, linha da água : 109.0 m
Boca na linha da água : 13.8 m
Boca no convés : 14.8 m
Pontal de construção : 9.1 m
Calado : 6.0 m
Deslocamento : 3 180 t

PROPULSÃO e ENERGIA

Sistema CODOG (Combined Diesel or gas)  
Comando e Controlo "NAUTOS"  
2 turbinas a Gás 19 700 Kw (cada)
2 motores diesel 3 250 Kw (cada)
2 veios c/ hélices de passo variável  
4 grupos electrogénios 655 Kw-775 Kva
Velocidade máxima : motores diesel 20 nós
Velocidade máxima : turbinas a gás 32 nós
Autonomia 4 100 milhas

 

Marinha Portuguesa

<<<    

Página mantida e Fotografias de autoria de Miguel Lacerda

Aveiro Cidade