Barco do Mar

 

Arte Xávega

Forma tradicional de pesca, em que um grupo de pescadores num barco a remos lança as redes, para cercar os cardumes, puxando aquelas mais tarde para a praia, com a ajuda de bois.

Ao longo da praia da Vagueira, concelho de Vagos, os pescadores desta arte continuam a enfrentar a rebentação em barcos de madeira como antigamente, tornado-se no principal atractivo turístico desta zona.

Para os pescadores desta arte há duas épocas no ano:

  • de Novembro a Março, altura em que os homens ficam em terra a preparar as redes com a sua própria técnica e se dedicam a outras actividades (como a agricultura, construção civil e outros tipos de pesca);

  • de Abril a Outubro, quando se juntam cerca de 15 homens, alguns dos quais vão ao mar (normalmente 8), enquanto outros ficam em terra a estender as redes para o próximo lanço, a escolher o peixe do lanço anterior, entre outras tarefas.

Actualmente, alguns pescadores recorrem a novos mecanismos para facilitar a árdua tarefa de puxar as redes, aplicando motores nos barcos antigos, assim como adaptando tractores para puxar os barcos para o mar e as redes para terra. Este facto está a levar à perda de algum tipicismo da arte Xávega, existindo apenas uma Companha, a da N.ª Sr.ª da Conceição, que ainda recorre a uma junta de bois para, a partir da praia, puxar as redes.

<<    

Página mantida e Fotografia de autoria de Miguel Lacerda